Informação sobre hipotireoidismo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do hipotireoidismo, identificando os diversos tipos existentes.


Tireóide

A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas, tendo como função sintetizar os hormônios tireoidianos essenciais para o desenvolvimento e crescimento dos diversos órgãos e sistemas em humanos.
O principal hormônio produzido pela tireóide é a tiroxina (T4). No entanto, o hormônio metabolicamente ativo é a triiodotironina (T3), que é produzido, principalmente, através da desiodação do T4 em tecidos periféricos. Apenas 20% da produção de T3 é proveniente da tireóide. A função tireoideana é controlada basicamente por três mecanismos:
  1. Eixo hipotálamo – hipófise – tireóide: estímulo hipotalâmico através do Hormônio Liberador da Tireotrofina (TRH) que atua na síntese e liberação do Hormônio Estimulador da Tireóide (TSH) pela hipófise anterior, o qual, por sua vez, promove a síntese e secreção de hormônios tireoideanos;
  2. Efeito de retro-alimentação dos hormônios tireoidianos sobre hipófise e hipotálamo;
  3. Autoregulação da síntese hormonal pela glândula tireóide, de acordo com a disponibilidade de iodo inorgânico.

Anatomia da tireóide


Derivado da palavra grega que significa escudo, a tireóide é uma glândula em forma de borboleta localizada na frente da traqueia e abaixo da laringe ou maçã de Adão no pescoço. É composta por duas metades, conhecidas como lóbulos, que estão ligados por uma banda de tecido da tireóide denominaa istmo.
Durante o desenvolvimento, a tireóide é realmente localizada na parte de trás da língua e migra para a frente do gargalo, antes do nascimento. Há casos raros, em que a tireóide migra para muito longe ou ficam muito perto. Existem mesmo casos em que a tireóide permanece na parte posterior da língua, sendo esta condição conhecida como tireóide lingual.

Hormônios da tireóide

Os dois principais hormônios da tireóide produzem e liberam T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). 
Em menor extensão, a tireóide, também produz calcitonina, o que ajuda no controlo dos níveis de cálcio no sangue.