Informação sobre hipotireoidismo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do hipotireoidismo, identificando os diversos tipos existentes.


Hipotireoidismo e o coração

Em casos de hipotireoidismo, quando a sua tireoide é pouco ativa, esta não produz quantidades suficientes de hormônios. Sem T4 e T3 suficientes, o metabolismo desacelera. Por exemplo, o seu coração bate mais lentamente, a circulação sanguínea fica prejudicada, e as atividades cerebrais e intestinais decaem, pelo que os estoques de energia esgotam mais rapidamente. Além dos efeitos que você consegue perceber, uma tireoide pouco ativa causa outros problemas que ficam escondidos, o nível de colesterol no sangue eleva-se e desenvolve-se dentro da parede das artérias, as chamadas placas de aterosclerose. Todos estes efeitos aumentam o risco de ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Segundo a American Thyroid Association, uma tireoide pouco ativa não causa apenas sintomas, ela pode piorar outras condições.
Sua tireoide pode tornar-se menos ativa em poucos meses ou em alguns anos. Os sintomas do hipotireoidismo variam, com algumas pessoas a sentir alguns sintomas e outras sentindo-se muito mal. A variedade de sintomas associados com o hipotireoidismo pode explicar porque essa forma de distúrbio é muitas vezes ignorada ou mal interpretada como sendo estresse, ‘coisas da idade’ ou, ainda pior, como sendo fruto da imaginação. Às vezes, pode levar anos até que o hipotireoidismo seja, finalmente, diagnosticado.