Informação sobre hipotireoidismo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do hipotireoidismo, identificando os diversos tipos existentes.


O que é o hipotireoidismo

Sua glândula tireóide está localizada na base do pescoço. A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios da tireóide para a circulação sangüínea. Estes hormônios têm um papel importante na maneira como o seu corpo funciona.
Seus hormônios tireoideanos, também denominados T3 e T4, controlam o mecanismo do seu corpo e as funções dos seus órgãos.
Em alguns casos, a tireóide não funciona corretamente em seu estado natural; em outros, a tireóide pode não funcionar normalmente devido a fatores externos. Se a sua tireóide não é capaz de produzir hormônios em quantidade suficiente, seu corpo torna-se menos ativo. Nesse caso, diz-se que a glândula tireóide está sub-ativa e temos o que se chama uma pessoa hipotireóide. Por outro lado, a glândula tireóide pode estar super-ativa, o que significa que está produzindo excesso de hormônios e acelerando o seu corpo. Nesse caso, diz-se que a pessoa é hipertireóide.

Assim, podemos definir de forma simples o coneceito de hipotireoidismo:
  • É uma síndrome clínica resultante da produção ou ação deficiente dos hormônios tiroidianos.
  • Leva a uma lentificação dos processos metabólicos.
  • Pode ser causado por deficiência de produção de T3 e T4 ou função ineficiente de TSH